Trabalhos Científicos

21 de junho de 2016

Regulamento para a apresentação dos Trabalhos Científicos

APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES EM PÔSTERES

REGULAMENTO

Os trabalhos científicos encaminhados, serão selecionados para exposição em forma de pôster durante a 32ª Jornada da AMIMT, e  ficarão expostos durante todo evento.

PRAZOS

  • Envio do resumo do trabalho à AMIMT: 17 de setembro de 2018
  • Comunicação da aceitação do trabalho: 8 de outubro de 2018
  • Fixação do pôster: 25 de outubro de 2018 (das 8h às 12h)
  • Retirada do pôster: 27 de outubro de 2018 (das 12h às 13h30)

REGRAS GERAIS

1 –Os textos deverão ser enviados à Comissão Científica da AMIMT através do endereço 32jornadaamimt@atmaeventos.com.br

2 – Somente serão aceitos os resumos cujo apresentador esteja inscrito na Jornada até o dia 31 de agosto de 2018.

3 – O prazo limite para o envio dos resumos dos trabalhos será 31 de agosto de 2018. Os resumos dos trabalhos serão analisados pela Comissão Científica que definirá pela aceitação da exposição sob a forma de pôster. Os autores dos pôsteres serão informados até o dia 17 de setembro de 2018 da aceitação ou não.

4 – Número de autores: cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores, já incluindo o autor responsável pela submissão. É permitido a qualquer autor submeter mais de um trabalho.

5 – Todo trabalho científico que envolva seres humanos, conforme a resolução 196/96 do CNS (Conselho Nacional de Saúde) precisa ser apresentado a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sendo o parecer recebido anexado na ficha de submissão de resumo. Trabalhos que envolvam experimentos com o uso e manipulação de animais serão aceitos apenas se apresentarem parecer favorável da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), sendo o parecer anexado também na ficha de submissão de resumo. Para os trabalhos que não passaram por um CEP, os autores deverão anexar uma declaração justificando o não envio ao Comité e citando os riscos e os benefícios da pesquisa, como foram abordadas as questões de sigilo, confidencialidade, a liberdade que os sujeitos de pesquisa tiveram em participar da pesquisa, se houve ressarcimento, conflito de interesse, enfim, como os pesquisadores protegeram, em seus aspectos éticos, o sujeito de pesquisa (trabalhador, colaborador). Obs.: Segundo a Resolução 196/96, os trabalhos podem ser enviados para qualquer CEP, cadastrado na CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Geralmente há CEPs em universidades, centros universitários, grandes hospitais, além de órgãos públicos.

6 – Os prazos descritos no regulamento deverão ser rigorosamente cumpridos. Não serão aceitos trabalhos enviados fora dos prazos estipulados.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO

  1. Os requisitos de formatação para os resumos a serem entregues até o dia 31 de agosto de 2018 são:

1.1. Editor de texto: Word Windows 97 ou posterior;
1.2. Tamanho de papel: A4 (29,7×21 cm);
1.3. Margem superior3 cm; inferior 2 cm, esquerda 3 cm; direita 2cm
1.4. Fonte: Times New Roman, corpo 12;
1.5. Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas); duplo entre parágrafos;
1.6. Número de páginas: no máximo 6 (seis) páginas, incluindo resumo, texto descritivo, ilustrações, bibliografia e notas de final de texto. Não serão aceitos notas de rodapé. Todas as notas deverão estar incluídas como notas de final de texto.

1.6.1. O resumo (abstract, summary) deve se constituir em uma apresentação concisa, com até 350 palavras, apresentando os principais conceitos e informações do trabalho. Ao final, em destaque, até 6(seis) palavras- chave (keywords), que identifiquem os assuntos tratados no trabalho. A apresentação do resumo em língua inglesa é opcional, apesar de desejável ser em português.

1.7. As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos deverão ser produzidos em Excel ou PowerPoint, vinculados ao Word.

  1. O envio do trabalho será através do endereço eletrônico: 32jornadaamimt@atmaeventos.com.br

O autor deverá certificar-se da chegada do trabalho na ATMA através da verificação da resposta a ser encaminhada pela empresa organizadora.

  1. A Comissão Científica adotará os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos:

3.1. Clareza na apresentação geral, redação do texto, gráficos, tabelas, quadros  = até 1,5 pontos;
3.2. Estrutura e organização do tema, subdivisão de tópicos que contribuam para a clareza, precisão e desenvolvimento da exposição = até 1,5 pontos;
3.3. Relevância do tema e o seu grau de importância para o desenvolvimento da saúde no trabalho = até 2,5 pontos;
3.4. Qualidade Técnica e científica, incluindo referências científicas e citações corretas das mesmas no corpo do trabalho = até 2,5 pontos.

  1. Serão aceitos para apresentação como pôsteres os trabalhos que obtenham no mínimo 6,0 pontos.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES

Regras Gerais:

A organização da JORNADA valorizará a sessão de Pôster, destinando local e horário especial para a sua exposição.

Os autores deverão designar pelo menos um de seus integrantes para permanecer junto ao pôster em data e horário a serem definidos pela comissão científica para eventuais explicações, discussões ou aprofundamento sobre o tema do trabalho exposto, não sendo necessária a preparação de uma apresentação formal.

O trabalho a ser apresentado em pôster deverá seguir a seguinte organização: Título; nome do(s) autor(es), Instituição (endereço completo); Introdução; Material e Métodos; Resultados; Conclusão; Principais Referências Bibliográficas.

 

Padronização dos Pôsteres

  1. Dimensão – Os pôsteres deverão ter: 90 cm de largura x 1,20 cm de altura.
  2. Título – Escrito em letras maiúsculas. O tipo de fonte deverá ser de fácil visibilidade permitindo leitura rápida;
  3. Corpo do Pôster – O tamanho da fonte deverá permitir a sua leitura a dois metros de distância. Utilize todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte interesse dos participantes. Organize as informações de forma que as ideias centrais de seu trabalho sejam facilmente compreendidas. Use o mínimo de textos e o máximo de figuras, gráficos, quadros e tabelas.
  4. Recomendações adicionais:

4.1. As informações contidas no pôster devem servir de ponto de partida para discussões posteriores com pessoas com interesses comuns aos apresentadores e demais autores do pôster;
4.1.1. Deve ser preparado resumo um pouco mais detalhado do que o trabalho que será exposto ou mesmo cópias reduzidas do pôster para serem distribuídas aos interessados (opcional);
4.1.2. Deixar cópia dos nomes e endereços dos autores no pôster;
4.2. O pôster deverá ser afixado dia 25 de outubro de 2018 de 8h às 12h, e retirado no dia 27 de outubro de 2018 de 12h às 13h30. A comissão organizadora e a Atma Eventos não se responsabilizam pelos pôsteres que não forem retirados no horário estipulado.

PREMIAÇÃO

Primeiro lugar: Diploma + Inscrição para a 33ª Jornada da AMIMT (2019)
Segundo lugar: Diploma + Inscrição para a 33ª Jornada da AMIMT (2019)
Terceiro lugar: Diploma

As decisões da comissão científica são soberanas e o envio do trabalho implica no aceite das regras propostas.