Palavra da Presidente

23 de setembro de 2016

Prezados Participantes da 32ª Jornada  da AMIMT

Sejam todos muito bem vindos!

Para a nossa jornada de 2018 o tema escolhido foi atual e desafiador: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO TRABALHADORA E O PAPEL DO MÉDICO DO TRABALHO.

A diretoria da AMIMT se dedicou a apresentar uma jornada que agradasse aos participantes em todos os detalhes. Após a escolha do tema, escolhemos a logomarca, onde o estetoscópio tem uma das hastes representando o desenho de uma engrenagem, que identifica  o médico do trabalho que cuida do trabalhador. A figura humana representando os  ponteiros do relógio formado pelas hastes do estetoscópio simboliza o trabalhador inserido no tempo,  mas submetido a uma “ausculta” do médico do trabalho, proporcionando uma proteção à ação do tempo.

A interação dos três elementos – médico, trabalhador e tempo remetem ao tema dessa jornada, considerando que, nós, médicos do trabalho, devemos atuar para preparamos a população trabalhadora para um envelhecimento saudável e produtivo.

Sabemos que o cuidado do trabalhador deve ser integral e multidisciplinar, mas os médicos do trabalho têm a oportunidade única de acompanhar esses trabalhadores desde o início de sua vida laboral, por anos ou mesmo por décadas e esse cuidado que tem início na promoção do envelhecimento ativo contempla as perdas cognitivas ou funcionais que podem se instalar com o passar dos anos.

Os temas para as palestras e mesas redondas foram cuidadosamente escolhidos, para que pudéssemos trazer informações e provocar discussões.

Teremos 3 cursos pré jornada quando especialistas de renome estarão palestrando sobre: Avaliação Médica  Especializada do Trabalhador  após 50 anos; E-Social e Prevenção e Custos com Acidentes  e Afastamentos.

Não podemos nos esquecer do nosso tradicional FÓRUM AMIMT, coordenado pelo Dr. Hudson Couto, no qual repassaremos, de forma rápida e objetiva, o que vem mudando na prática da Medicina do Trabalho, sejam questões técnico científicas, sejam questões relacionadas à legislação.

Sua participação será fundamental para o sucesso deste evento; contamos com sua presença, trazendo dúvidas e experiências para debates entre colegas.

Participe e amplie seu networking para promover um cuidado cada vez mais amplo e integrado. Nosso campo de atuação encontra-se em franca expansão e esperamos que essa jornada represente uma oportunidade de discussão com especialistas,  pois teremos diversos convidados nacionais.

Esperamos vocês e esperamos que a jornada seja uma oportunidade de celebrar reencontros e traçar novas perspectivas para o envelhecimento do trabalhador brasileiro.

Saudações cordiais,

Dra. Walneia Cristina de Almeida Moreira

Presidente AMIMT